Porque sem água não existe futuro sustentável

No comments yet

Você certamente ouviu falar que ontem, 22 de março, foi o Dia Mundial da Água. Mas sabia que a data começou a ser celebrada há mais de 20 anos, mais precisamente, em 1993? Desde então, a cada ano, esse dia é usado para destacar um aspecto específico da água doce. Para 2015, o tema central definido pela ONU foi Água e Desenvolvimento Sustentável, que, na prática, trata da relação da água com todas as áreas que devemos levar em conta para termos um futuro sustentável, como saúde, natureza, urbanização, indústria, energia, comida e igualdade.

A reflexão é mais do que necessária. Só para ter uma ideia, nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população – e a estimativa é que a demanda cresça ainda 55% até 2050. Isso significa que, mantendo os atuais padrões de consumo, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%. Os dados estão no relatório da ONU sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável.

Outro recente relatório, este da Unesco, esclarece que hoje há no mundo água suficiente para suprir as necessidades de crescimento do consumo, mas não sem uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento. Segundo o documento, a crise global de água é de governança, muito mais do que de disponibilidade do recurso.

Daí a importância de que cada um de nós reveja – e mude, é claro – nossos hábitos de consumo de água (em casa e no trabalho). Buscar novas formas de lavar louças e roupas, tomar banhos menos demorados e dar preferência a produtos de empresas que comprovadamente utilizam menos recursos hídricos em seus processos de fabricação são atitudes que podem, sim, fazer bastante diferença (confira aqui algumas dicas).

Na Push Metais, você também encontra diversos modelos de torneiras e chuveiros projetados para ajudá-lo a reduzir o consumo de água (reveja alguns exemplos aqui).


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *