Curiosidade: sabia que São Tomé é o santo protetor dos arquitetos?

No comments yet

Independentemente de sua crença ou religião, você já deve ter ouvido falar em São Tomé, o apóstolo que ficou conhecido por sua incredulidade diante da ressurreição de Jesus Cristo. Daí, inclusive, o ditado popular: “sou igual a São Tomé, só acredito vendo!”.

Mas o que talvez você não saiba é que São Tomé é considerado o santo protetor dos arquitetos e pedreiros. Alguns atribuem essa relação ao fato de que a Arquitetura não pode lidar com meias-verdades. Outros porque não basta projetar, é preciso realizar. Seja como for, para quem acredita, 3 de julho é o dia de agradecer e pedir proteção ao padroeiro.

Vale lembrar que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão e que liturgicamente é celebrado em 25 de outubro, é considerado o patrono da construção civil no Brasil e, portanto, também o padroeiro dos arquitetos e engenheiros por aqui. A escolha deve-se ao fato de Frei Galvão ter sido um excelente arquiteto, pedreiro e mestre de obras. A Igreja do Mosteiro da Luz e a capela do Largo de São Francisco, em São Paulo, são dois de seus projetos mais relevantes.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *