Como economizar água sem abrir mão do conforto

No comments yet

Do latim “aqua”, a água pode ser resumidamente definida com uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra. Mas apesar de a água cobrir mais de 70% da superfície da Terra apenas 2,5% desse recurso é doce, ou seja, está disponível para consumo.

Além disso, como lembra o Instituto Akatu, é preciso considerar que a maior parte dessa água doce está aprisionada em geleiras e aquíferas subterrâneas. “Só 0,26% da água doce da Terra está em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas, mais acessíveis ao homem e a atividades econômicas. Isso significa dizer que apenas 0,0065% da água na Terra é água doce disponível.”

Pois é justamente pensando em evitar o desperdício desse bem tão precioso que muitos fabricantes de chuveiros, bacias sanitárias e torneiras de banheiros e cozinhas têm, cada vez mais, recorrido à tecnologia para criar peças e sistemas que possam ajudar os consumidores a economizarem água.

Alguns exemplos – Um dos destaques da Expo Revestir 2015 foi a Torneira Eletrônica Luxo, da Deca, que alia design e economia em duas versões: com sensor automático à bateria ou hidrogerador, onde o próprio fluxo de água gera a energia necessária para o funcionamento. E engana-se quem pensa que a preocupação com economia de água é coisa recente. A própria Deca, há mais de 40 anos, já falava sobre isso, como mostra um comercial de 1971, que neste ano foi resgatado pela marca (reveja aqui).

Outra prova de que na hora de lavar as mãos ou tomar banho também é possível aliar conforto e sustentabilidade vem da alemã Hansgrohe, que em 2007 introduziu a tecnologia EcoSmart. Segundo a fabricante, essa tecnologia, além de economizar energia, é capaz de reduzir em até 60% o consumo de água em seus produtos em relação aos misturadores e chuveiros convencionais.

E por falar em chuveiros, sabia que os modelos com a tecnologia H2Okinetic, da Delta Faucet, contêm um sistema interno que controla a velocidade, o movimento e o tamanho das gotas de água, criando, assim, a sensação de mais água do que um chuveiro com padrão de fluxo com a mesma taxa? Dessa forma, você pode economizar água enquanto desfruta de uma experiência de chuveiro torrencial mais quente.

Para conferir as fotos dos produtos acima citados, acesse nossa página no Facebook. Em nossa loja em Pinheiros você também encontra outros modelos – e de diversas marcas – para ajudá-lo a consumir água de forma mais consciente e sustentável sem que, para isso, você precise abrir mão de funcionalidade e conforto.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *